18 de dezembro: Dia Internacional dos Migrantes

O dia 18 de dezembro é o Dia Internacional dos Migrantes, proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000. A migração internacional está ligada a uma proteção dos direitos humanos e da justiça social, e é importante abordar a noção internacional de implementação de políticas que ajudem à migração e mobilidade seguras das pessoas.
Desde há muito tempo, as pessoas se deslocam de lugares para outros lugares. Esse deslocamento ocorre devido à diferentes razões que podem ser: oportunidades de trabalho ou econômicas, questões familiares, estudos, ou fuga, por exemplo, de conflitos, perseguições, terrorismo ou violações aos direitos humanos. Algumas pessoas estão se mudando também por causa de fatores ambientais, como mudanças climáticas e desastres naturais. O movimento pode ser uma escolha livre ou por necessidade.
Hoje em dia a quantidade de pessoas que vivem em países diferentes de seu país de nascimento é maior do que nunca. O número de imigrantes atingiu um número estimado de 272 milhões no ano de 2019. No final de 2018, haviam quase 26 milhões de refugiados, 3,5 milhões de requerentes de asilo e mais de 41 milhões de pessoas deslocadas internamente.
Atualmente, os padrões mundiais de migração são complexos, imprevisíveis e emergenciais e estão ligados a vários aspectos culturais, globais e regionais. Foi reconhecido que a migração também é relevante para o desenvolvimento sustentável: a Agenda 2030 inclui metas e indicadores que incluem migração e mobilidade. A migração é uma questão internacional e os seus desafios exigem cooperação e diálogos ativos entre países e regiões.