Dia 24 de outubro comemora-se o Dia das Nações Unidas

O Dia das Nações Unidas destaca, celebra e reflete sobre o trabalho das Nações Unidas (ONU) e sua família de agências especializadas. A data marca a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, documento fundacional da organização, cujo preâmbulo, reafirma “os direitos fundamentais do homem, a dignidade e o valor do ser humano, a igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas.”

Atualmente, a ONU conta com 189 das 192 nações existentes no planeta. O principal objetivo das Nações Unidas é manter a paz e a segurança mundiais, além de promover a cooperação entre as nações para resolver problemas econômicos, sociais, e humanitários internacionais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo um dos projetos que demonstram a escala e a ambição da ONU em melhorar as condições de vida em todo o planeta.

O dia 24 de outubro é comemorado como o dia das Nações Unidas desde 1948. O dia das Nações Unidas deste ano marca o 74º aniversário da ONU.