Fechamento do IV Ciclo de Estudos ODS do Sistema Fiep aborda o tema “corrupção”

O tema corrupção marcou o sétimo e último encontro do IV Ciclo de Estudos ODS 2018, iniciativa liderada pelo Sesi no Paraná, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes – Cifal Curitiba que aconteceu para os alunos da Universidade Opet, em Curitiba, no dia 07 de novembro de 2018.

O debate foi conduzido pelo Professor Atílio Augusto Segantin Braga, Coordenador do MBA em Governança, Riscos e Compliance do Grupo UniOpet, e contou com a presença de Diva da Paz Vieira, consultora do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade (CIS-LP); Joel Luiz Deringue, consultor da área de Riscos e Compliance do Sistema FIEP, e Flávia Mendes, Professora de Governança, Riscos e Compliance do Grupo UniOpet.

Foram destaques as metas 16.5 – Reduzir a corrupção e o suborno, e 16.6 – Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

No quesito percepção da corrupção, o Brasil cai 17 posições no ranking da avaliação da Transparência Internacional de 2017, ficando na 96º posição entre 180 países. A Professora Flávia acredita que, face às inúmeras iniciativas que vêm sendo adotadas para o combate à corrupção no País, essa posição deverá apresentar avanços na próxima avaliação, tendo em vista sua classificação de moderado no combate à corrupção. Antes, era apresentado com pouco ou nenhum combate

Joel destaca ser fundamental às organizações estabelecerem mecanismos seguros que possibilitem denunciar atos ilícitos sem medo.

Tratar sobre isso nas universidades também é essencial. “ Os universitários serão os futuros gestores, portanto, precisam compreender os prejuízos que a corrupção acarreta aos negócios e às possibilidades de perenidade das organizações, afirma Diva.

Os Ciclos de Estudos ODS, realizados pela Fiep desde 2015, corroboram o compromisso que suas casas têm na promoção do desenvolvimento sustentável, com a convicção de que é a maneira mais segura de garantir progresso e qualidade de vida ao Paraná.

 

Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acesse: www.portalods.com.br.