Mais da metade da população brasileira não têm formação no ensino médio, aponta relatório

Mais da metade da população brasileira (52%), entre 25 e 64 anos, não têm diploma do ensino médio segundo o relatório Education at a Glance 2018,  divulgado ontem (11), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O estudo mostra a baixa renda no mercado de trabalho como um dos maiores motivos para essa falta de formação.

Entre os 46 países analisados pelo estudo, o Brasil ficou em segundo lugar em maior desigualdade de renda.

Contudo, o Brasil aumentou em 0,3%, seus investimentos na educação de crianças até cinco anos de idade, entre 2010 e 2015, totalizando um investimento de 0,7%. Mesmo com esse aumento, o nível ainda é baixo se comparado com a média de 0,8% da maioria dos países que compõe a OCDE. Segundo o estudo, o Brasil investe anualmente apenas US$ 3,8 mil por criança em creches públicas.

 No Brasil, apenas US$ 3,8 mil é investido anualmente, por criança, em creches públicas.

O relatório destaca que esse é um tema fundamental para atingir a meta 4.5 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4): Até 2030, garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

Vale lembrar, que a educação de qualidade reflete diretamente na redução da desigualdade, da violência e na melhoria da saúde social.

Em 2015, o Brasil ficou à frente de alguns países latinos, pois alcançou 30,4% na inclusão de crianças de até 3 anos na escola. Porém, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 29% das pessoas entre 20 e 24 anos, permanecem estudando.

 “É fundamental lutar contra a desigualdade na educação para que se cumpram as metas da Agenda 2030”, Education at a Glance 2018.

Acesse o relatório completo