Quase metade das mortes violentas são causadas por armas de fogo, alerta a ONU

 A declaração foi feita por Izumi Nakamitsu, chefe da ONU para Desarmamento, para celebrar a Semana Global de Ação contra a Violência Armada. Cerca de 250 mil mortes, ao ano, acontecem por meio de armas de fogo, representando quase metade de todas as mortes violentas.

Segundo a ONU, a falta de legislação, de regulações adequadas de emprego e oportunidades, tanto para jovens quanto para aqueles que já cometeram algum crime, são os principais motivos para ocorrências das mortes. Além disso, é cultural em algumas comunidades relacionar a violência como símbolo de masculinidade.

Esse tema está diretamente relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS 16) que tem como uma de suas metas “universalizar a paz e a segurança’. Izumi destacou que caso não ocorram esforços concentrados esse Objetivo dificilmente será alcançado.

Entre os dias 18 a 29 de junho acontecerá um encontro dos Estados-membros da ONU, na Terceira Conferência de Revisão do Programa de Ação para Armas de Pequeno Porte, que poderá estimular iniciativas concomitantes dos países contra o contrabando ilegal de armas de fogo.