Brasil pode reduzir quase metade das emissões de gases até 2050

O dado é do estudo “Trajetórias de mitigação e instrumentos de políticas públicas para o alcance das metas brasileiras no Acordo de Paris” que dispõe novas formas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no País.

Na quarta-feira (24), foi lançado em Brasília, o estudo “Trajetórias de mitigação e instrumentos de políticas públicas para o alcance das metas brasileiras no Acordo de Paris”, pela ONU Meio Ambiente e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com intenção de encontrar novas formas de redução das emissões de gases de efeito estufa no País.

O documento tem dados do projeto “Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil”, que mostra como cada setor econômico pode ajudar para o alcance das metas do Acordo de Paris, até 2030.

O Brasil, por meio de uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), tem um compromisso com o Acordo de Paris para adotar formas de reduzir as emissões de gases a 37%, em 2025, e a 43%, em 2030, tendo como referência o ano de 2005. Segundo o estudo, os dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que, em 800 mil anos, a maior concentração de dióxido de carbono na atmosfera ocorreu em 2016.

O relatório destaca, ainda, que até 2050, é possível amenizar em 50% as emissões de gases, porém, o investimento necessário deve chegar à R$15,4 bilhões.

As mudanças climáticas resultam em uma maior instabilidade nas temperaturas do planeta, o que desencadeia chuvas excessivas, secas, muito calor ou muito frio, impactando diretamente na esfera social, econômica e ambiental do país.

O relatório traz informações que poderão contribuir para definições de iniciativas mais sintonizadas com as metas do Acordo de Paris e também com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 de mudanças climáticas.